Quarta de sol e céu azul. Dez da manhã. Sigo a pé até o 354 da Afonso Pena e embarco no 4103 com destino ao Parque do Palácio, a mais nova atração de Belo Horizonte.

A subida é longa. Enquanto o motorista acelera, vou curtindo a nossa mais bela avenida. Viajo. Quando desperto, o 4103 já está próximo à Praça do Papa. Mal tenho tempo de acionar o sinal de pare e desembarcar.

Em poucos minutos chego ao meu destino, o Palácio das Mangabeiras, que em meados de 2022 deixou de ser a residência oficial dos governadores de Minas e se tornou Parque do Palácio.

Mas o Parque não se revela à primeira vista. Situado numa colina, revela-se aos poucos, à medida que vou subindo.

Logo após a entrada, pendurado numa encosta do terreno, vejo um grande cubo em chapas de aço vazadas. Os vazios são letras-palavras-versos. Chego mais perto e leio: “Cuboesia – Projeto: João e Isabel Diniz”.

“Cuboesia”, obra de João e Isabel Diniz na entrada do Parque do Palácio

Um nivel acima, numa área gramada, uma tenda sustentada por vergalhões e o Labirinto Playground, um brinquedo cedido ao Parque pela Vazio S/A, fazem a alegria da criançada.

Atrativos para os adultos? Tem o Café – um dos melhores da cidade – à beira da piscina, as obras de arte espalhadas pelos jardins e, é claro, o próprio Palácio.

Encomendado no início da década de 50 pelo então governador Juscelino Kubitscheck ao ainda pouco conhecido arquiteto Oscar Niemeyer, o Palácio das Mangabeiras é atração à parte. Situado no topo do terreno, domina a paisagem com suas linhas curvas, sua grande superfície envidraçada, marcas registradas de Niemeyer.

Fachada do Palácio das Mangabeiras

Atualmente destinado a receber mostras de arte e outros eventos, o prédio de dois pavimentos possui amplos salões, móveis de época e um belo piano da cauda. O acesso ao pavimento superior se dá através de típica escada dos anos 50/60: degraus aparentes e corrimãos dourados.

Subo e vou até a varanda, que ocupa toda a frente da edificação. De lá, aprecio os jardins de Burle Marx, as árvores ao redor, as curvas da piscina (seria, também ela, projeto de Niemeyer?), a Serra do Curral ao fundo. Cenário de cinema para encerrar o passeio.

A volta pra casa foi tranquila. Desci do 4103 nas proximidades do Teatro Francisco Nunes, passeei pela avenida à sombra do verde Municipal, desci a sempiterna rua da Bahia, enveredei pelo mais famoso viaduto da cidade e segui adiante… Caminhos da Floresta.

No trajeto, fiquei imaginando as serestas ao luar que JK – pé de valsa que era – deve ter promovido lá no Mangabeiras para matar as saudades da sua querida Diamantina. Viajei de novo! 

169 respostas

  1. Zé, estou precisando ir a BH rever os amigos e fazer algumas das caminhadas descritas nas suas crônicas. Quando morava aí, refiz vários trajetos relatados por você e confesso que não iria observar alguns detalhes, não fosse a leitura da sua crônica. Um abraço!

    Eduardo

    1. Valeu Eduardo.
      Bom saber que minhas andanças por aqui trazem boas lembranças aos amigos daí e de outros lugares.
      Grande abraço!

  2. Parabéns pela bela e descontraída divulgação do Palácio das Mangabeiras… também fiquei com vontade de conhecer!

    1. Obrigado Anaide,
      Que bom que você gostou e ficou interessada em conhecer esta nova atração de Belo Horizonte.
      Bom passeio!!

  3. Como sempre, gostei muito do seu artigo. Poderia compilá-los num livro, como um passeio poético por Belo Horizonte.

    1. Obrigado Beth,
      Fico muito lisonjeado com o seu comentário e com as palavras de incentivo.
      Um livro? Quem sabe…

  4. Zé Walker,
    Como foi bom ler, reler o seu artigo sobre o Palácio das Mangabeiras.
    Estive lá para ver uma mostra de decoração, a Casa Cor.
    Realmente, você nos descreveu de uma forma sensível e real.
    Foi ótimo dividir com você a sua riqueza de detalhes.
    Obrigada Zé. Depois dessa, irei lá de novo.
    Quem sabe para assistir ao por do sol?
    Um abraço, parabéns Zé.

    1. Muito obrigado Márcia.
      Bom saber que você dividiu comigo as sensações vividas durante a visita ao Palácio e se sentiu motivada a visitá-lo novamente.
      Um grande abraço!

  5. Muito bacana cada caminhada. Nasci em BH e através de você vi e ouvi sobre o que nem conheci ao “vivo e a cores”. Bacana demais. Mesmo nativos, cada caminhada é uma descoberta, até onde achamos que conhecemos como a palma de nossas mãos. Muito boa a caminhada compartilhada conosco às suas lentes!👏😊

    1. Obrigado Lilian.
      Sinto-me realizado ao saber que você vem descobrindo a nossa linda cidade através de minhas caminhadas.
      Um grande abraço e até a próxima!

  6. Boa dica! Ainda não conheço.
    E que dupla! Niemeyer e Burle Marx.
    Logo iremos conhecer e tomar um café.
    Apreciar a linda vista.
    Forte abraço!

  7. Ótima sugestão, Zé. Esses dias fui ao parque das Mangabeiras passear com meu filho e fiquei decepcionado com o abandono. Triste horizonte. Ao lado. Esse municipal, o outro estadual… Das poucas coisas q o atual governador fez de bom, com sua vida hipoteticamente frugal, cedendo ao povo o direito de conhecer um palacio tão belo quanto você descreve. Errei de passeio. Breve irei. Aguçou minha curiosidade… Abraço e obrigado, Zé Walker, pela dica. Pelo texto já vou saboreando o passeio… Pretexto pra ir correndo. Acho q dessa vez não vou decepcionar a meu filho…

    1. Caro Aníbal,
      Você diz “errei de passeio” referindo-se ao Parque das Mangabeiras. Permita-me um aparte: são passeios distintos. O das Mangabeiras é um parque cujo foco é a natureza, a preservação de um sítio ameaçado. O do Palácio, um espaço dedicado a manifestações artísticas e culturais. Ambos têm a sua importância e merecem ser visitados.
      Um forte abraço e bom passeio à ex-residência dos governadores.

  8. Sempre passei pelo pelo Palácio das Mangabeiras quando ia até o Mirante. Eram atrações nas décadas de 70 e 80 o mirante e a Rua do Amendoim. Com o seu belo texto conhecemos o que escondia aquelas grades. Quero conhecê-lo pessoalmente. Grande abraço.

    1. Obrigado amigo Garcia.
      É verdade. O Palácio das Mangabeiras sempre teve um quê de mistério para todos nós. Agora, finalmente, podemos desvendar os seus segredos.
      Grande abraço!

  9. José Walker, conhecí o Parque do Palácio através do seu olhar. Uma beleza. A sua narrativa nos remete ao percurso feito por você. Parabens pela, sempre, ternura com nossa BH.

    1. Muito obrigado Silvia.
      Bom demais ter a sua companhia por aqui.
      Um grande abraço e até a próxima!

  10. Caro José Walker!
    Quando leio sua narrativa de seus passeios, fico com a sensação completa, da atenção com olhar atento de tudo que está ocorrendo ao redor!! Não conheço o palácio da Mangabeiras mas vc narrou bem e me deixou curioso para fazer a visita. Parabéns. Abraço!

    1. Obrigado Vladmir.
      Que bom que você me acompanhou atentamente nesta aventura. O Palácio das Mangabeiras merece mesmo uma visita. Não deixe de ir.

  11. Beleza José Walker! Mais uma dica de passeio em BH. Não conheço ainda o Palácio das Mangabeiras, mas vou programar uma visita, depois desse ótimo roteiro que você escreveu. Quando me mudei para o bairro Anchieta em 1967, rua Muzambinho, minha mãe já comentava que existia na região do Pendura Saia o Palácio das Mangabeiras. Vou programar uma visita. Um grande abraço e até a próxima!

    1. Caro Luiz Henrique,
      Sou de 1954 e JK governou o Estado de 1951 a 1955. Portanto, quando nasci o Palácio das Mangabeiras devia estar sendo inaugurado, ou o fora há bem pouco tempo.
      Em 1967, quando você mudou para o bairro Anchieta, eu tinha 13 anos e ainda não sabia da existência do Palácio, embora estudasse ali perto, no Colégio Estadual da Serra. E mesmo que soubesse, acredito que não teria tido a oportunidade de me aventurar por aquelas bandas, preocupado que estava com as matemáticas e portugueses da vida escolar.
      Histórias que vão surgindo à medida que interagimos por aqui.

  12. Delicia de leitura, Zé!. Vou incluir uma caminhada e um café no parque do Palácio e quem sabe encontrar alguns amigos caminhantes também atraídos até lá….

    1. Bom te ver por aqui, Célia. Melhor ainda é saber que após a leitura do texto você se dispôs a caminhar por lá e tomar um café à beira da piscina.
      Bom passeio!

  13. De um modo agradável você vai contando a história da arquitetura de BH, caro José Walker.

    1. Cara Maeli,
      BH tem muita história pra contar e eu me sinto na obrigação de registrá-la.
      Obrigado pelas palavras de incentivo!

  14. Saudades de suas caminhadas. Palácio das Mangabeiras, hoje parque do Palácio, uma boa cartada Zé. Conheci bem o local quando menino corria atrás das frutas, caju, gabiroba, mangaba. Próximo da comiteco hoje Av bandeirantes era só mato. Parabéns Zé, logo logo farei uma visita ao café lá no parque do palacio.

    1. Obrigado Nilson.
      Isso mesmo. Visite o Parque e aproveite para matar a saudade dos tempos de criança.

  15. Mais uma vez obrigado pelo texto, nos leva a uma viagem de emoções. Fui várias vezes apreciar esse visual, e cada vez que estive aí sempre tive a sensação que voltaria. Que Deus continue iluminando suas caminhadas. Parabéns caro amigo.

  16. Parabéns Zé Walker e obrigado pela dica. Vou incluir esse passeio em minha “agenda”, pq certamente deve ser muito interessante conhecer mais essa obra de Niemayer.
    Um abraço e até a próxima.

  17. Beleza, José Walker… Muito boa sua narrativa dos elementos e visões que teremos ao conhecer o Parque do Palácio das Mangabeiras, que eu aínda nem havia ouvido falar e que será muito bom conhecer, certamente… Já está na minha lista…
    Obrigado pela dica em forma de uma crônica bem montada e de fácil assimilação… Vlw…meu amigo…
    Abraços…

    1. Valeu amigo Eduardo Massa.
      Que bom que o Parque do Palácio já esteja na sua lista. Bom proveito!

  18. Muito legal! Já estive, muito no passado no Palácio do governo. E, hoje , um bom café. Me trouxe muitas recordações do passado. Muito obrigada por trazer – me estas memórias afetivas….abraço. parabéns pela narrativa.

    1. Obrigado Denise.
      Fico feliz em saber que o texto lhe trouxe boas recordações do passado.
      Um abraço e até a próxima!

  19. Adorei o artigo! Também fiquei encantada com a obra de arte da entrada e com as demais que surgiam ao longo do passeio.
    Só não visitei o interior do palácio, mas foi muito bom fazê-lo por meio da sua narrativa.
    Voltarei lá em uma próxima oportunidade para conferir.
    Grande abraço!

    1. Obrigado Mariana.
      Volte sim, e visite também o interior do Palácio. É uma viagem no tempo!
      Grande abraço!

  20. Walker! Fico encantada com seus textos.
    Cada comentário seu me faz reviver minha adolescência e um pouco da minha infância.
    Como a nossa cidade é linda.
    Obrigada pela emoção que me trás.
    Abraços
    Rosane Laguardia

  21. Realmente o Palácio das Mangabeiras é muito bonito. Uma ótima iniciativa terem aberto e dado acesso ao público. Estive por aí fazem algumas semanas tomando um café. Delícia.

    Keep walking pai

    1. Isso aí Gui,
      Que bom que você foi lá e curtiu o passeio.
      Há tempos que o Palácio não funcionava como residência oficial dos governadores e nada mais sensato do que abri-lo ao público.

  22. Mais um belo texto, meu caro José Walker. Após o seu relato me deu uma vontade muito grande de conhecer esse belo local. Obrigado por nos proporcionar conhecer mais um pouquinho da nossa BH.

  23. Zé, seus textos sempre fazem aumentar meu amor por nossa linda cidade! Esse, em especial, fala de um lugar que ainda não conheço e agora estou super motivada a visitar. Muito obrigada!

    1. Quem agradece sou eu, Mônica. Suas palavras são um incentivo pra mim. Indicam que estou no caminho certo.
      Abração!

  24. Parabéns José Walker pela maneira simples e fácil de descrever o seu passeio. Não conhecia seu lado de escritor! Confesso que já tinha ido diversas vezes no entorno do Palácio sem nunca poder matar minha curiosidade de conhecer o seu interior. Grande abraço!

    1. Obrigado Gilberto.
      Fui criado na Serra e assim como você,
      sempre acalentei o sonho de conhecer o interior do Palácio, mas como disse o Murilo Alves em comentário anterior, “era algo impensável”. Agora, com a visita ao Parque recém-criado, tirei o atraso. E valeu a pena!
      Grande abraço!

  25. Oi José Walker, leitura leve e agradável que nos remete a um lugar pouco conhecido e que precisa ser divulgado, para perder o estigma de Residência Oficial do Governador. Uma ótima opção de lazer. Um abraço.

    1. Que bom que você gostou, Franz.
      É um prazer compartilhar as minhas andanças com os amigos.
      Abraço!

  26. Maravilha Zé Walker! Mais uma descoberta para mim. Nem sabia que está aberto ao público. Parabéns! Abs!

    1. Obrigado Ricardo.
      O Parque é uma das grandes atrações de BH. Não deixe de visitar.
      Abraço!

  27. Olá José Walker, excelente passeio este. Estive lá há tempos atrás. Grande abraço.

  28. Muito bom ler sobre suas andanças de novo, Zé! Sempre agradáveis.
    Mais uma vez você fala de um pedacinho da cidade que remete, ao mesmo tempo, à minha infância e adolescência e aos dias de hoje. Naquela época, o portão de acesso à estradinha de acesso ficava na altura do prédio da atual AMR, final da Rua do Ouro. Acesso restrito. Hoje passo pelo Palácio com frequência nas minhas corridas e caminhadas matinais. Estive no parque durante a Casa Cor. Está mesmo interessante. Pode melhorar para atrair o público regularmente. No prédio do palácio, estava temporariamente funcionando um restaurante.
    Continue a nos brindar com seus passeios inspirados.
    Abraço.

    1. Você, hein José? Como sempre nos brindando com fatos interessantes sobre os bons tempos da Serra.
      Não me lembro do acesso ao Palácio no final da rua do Ouro. O que me lembro é que não havia quase nada dali pra cima. Ainda não existia a avenida Bandeirantes entre Trifana e Ouro e, salvo engano, também ainda não havia sido aberta a avenida Agulhas Negras. Portanto, o Palácio ficava isolado lá no alto e o acesso só poderia ser mesmo pelo local indicado por você.
      Atualmente só funciona lá no Palácio o Café da piscina. O restaurante a que você se refere deve ter sido desativado após a realização da Casa Cor.
      Valeu demais.
      Grande abraço!!

  29. Não conheço, nunca fui até lá. Lendo esse texto, parecia que estava vendo… parabéns!!

  30. Muito bom, Zé. Ainda não conhecia essa nova atração, vou conferir quando puder. Abração!

  31. Muito lindo, poético e nostálgico, fazendo jus a nossa amada Belo Horizonte. 👏❤️😍

  32. Excelente texto. Boa dica para conhecer esta área linda de nossa B. Hte. Obrigado por nos brindar com a bela descrição de suas andanças.

  33. Conheci o Palácio e vejo que o nosso governador agiu muito bem, liberando o acesso e agregando mais turismo para BH. Como sempre, ótima narrativa.

    1. Obrigado Rigotto.
      Tomara que os próximos governadores mantenham a iniciativa e o Palácio continue aberto ao público.
      Grande abraço!

  34. Olá José Walker!

    Belo retorno às crônicas sobre os lugares e paisagens de Belo Horizonte!! Como sempre o seu estilo é cada vez mais leve e agradável, descrevendo e transmitindo a beleza dos parques, praças, ruas e locais queridos por todos nós. Siga em frente com esta inspiração (vocação). Grande abraço!!

    1. Muito obrigado Alberto.
      É um prazer compartilhar com os amigos as minhas andanças pela nossa querida cidade.
      Forte abraço!

  35. Não estava sabendo, muito bacana 👏🏻👏🏻
    Nunca fui ao Palácio, acredita?!
    Seu relato me despertou bastante vontade de conhecer, em um dia ensolarado, calmo… domingo quem sabe.
    Adorei o texto!

    1. Obrigado Natália,
      Que bom que o texto despertou em você a vontade de visitar o Parque.
      Aos domingos há bastante movimento por lá, principalmente no Café. Vá com tempo!
      Abração!

  36. Bom dia amigo,
    Como sempre viajei na maionese com a descrição de sua caminhada.
    Nada melhor que um café ao Pé da Serra.
    Abraços.

  37. Gde José Walker,

    Bela dica.
    Não sabia que o Palácio das Mangabeiras virou parque aberto à visitação.
    Tenho boas lembranças da região, morei no alto da Serra, próximo ao Colégio Estadual e ao Palácio.
    Vou visitar o Parque qq hora dessas
    Forte Abraço, amigo

    1. Caro Venuto,
      Isso mesmo. Agora, além do Mangabeiras e do Serra do Curral, temos um novo parque lá no alto. Vale a pena conhecer!
      Forte abraço!

      1. Ótima dica e adorei abordagem ! Tantas vezes valorizamos o que está longe e bem pertinho temos nossas atrações culturais e arquitetônicas.

  38. Parabéns! Que delicia de passeio, com seu texto fiquei com muita vontade de conhecer! Deve mesmo ser lindo. Obrigada por indicar esses lindos lugares em BH

  39. Boa dica!
    No fim dos anos 70, nas madrugadas, o mirante era nosso lugar predileto para namorar.
    Sempre quando subia a rua, imaginava o que acontecia lá naquele palácio!
    Hora de descobrir o encoberto por décadas.

    Valeu Zé!

    1. É isso aí, Ângelo.
      Complementando o que eu disse ao Murilo no comentário anterior, sinto-me gratificado por suscitar tão boas recordações.
      Quanto ao Palácio, foram realmente décadas de encobrimento que agora estão sendo resgatadas.
      Um grande abraço!

  40. Oi Zé Walker,
    É com enorme satisfação que vejo o seu retorno, depois de um longo tempo, nos brindando com as narrativas de suas caminhadas por nossa BH. Há alguns dias até pensei que você estava sumido.
    E, agora, com a sua visita ao Palácio das Mangabeiras, me trouxe gratas recordações de fins dos anos 60 e início de 70, quando jogávamos futebol de salão na quadra do Estadual da Serra, vizinho do Palácio. Chegar ao Palácio naquela época era alguma coisa impensável, pois ali morava o Governador cuja residência era guardada por inúmeros policiais. E, assim, ninguém se aproximava. Recordei-me também, graças à oportunidade que você proporcionou, do fato que nas cercanias do palácio colhiamos as mais diversas frutas : cajus, gabirobas e outras tantas. Fico feliz que agora o Palácio é aberto ao público trazendo a todos um pedaço da história que você, com muita propriedade, está nos antecipando. Estou torcendo para que em breve você faça novos relatos de seus passeios. Abraços.

    1. Caro Murilo,
      Que bacana o seu comentário cheio de lembranças daquela época. As peladas no Estadual da Serra, prenúncio das que jogaríamos logo depois na ACM, as frutas que colhíamos lá no alto (ainda havia muitos lotes vagos por lá), o aparato de segurança do Palácio. Tal e qual.
      Eu não imaginava, ao escrever sobre o Palácio, que viria a suscitar tantas recordações.
      Valeu!!

  41. Meu caro José Walker, parabéns por mais um texto leve e gostoso de se ler! Motivado por ele, estivemos (minha esposa e eu) lá no último domingo. E é assim mesmo, tal e qual você descreve! Grande abraço e continue nos brindando com suas “andanças” por BH.

  42. Parabéns José. Ótima dica de passeio. Deve ser uma beleza mesmo. Grande incentivo pela sua narrativa. Abs.

  43. Ótimo texto e ótima sugestão de passeio. Passeio desconhecido por muitos devido à grande mídia não se interessar em divulgar assuntos como este, a entrega do Palácio das Mangabeiras à população.

  44. Grande José Walker, mais um belo lugar a ser visitado. Gostei da dica e em breve estarei lá. Informação: abre aos domingos?
    Domingo passado fiz minha caminhada dominical e fui até a Praça do Papa. Mas nao me atentei pata visitar o Palácio. A rigor, não sabia que j estava aberto ao público (devo estar atrasado por essa informação).
    Grande abraço.

    1. É isso aí, Betinho.
      O Parque fica aberto de quarta a domingo. Nos dias de semana, de 10 às 18h; nos fins de semana, de 9 às 18h.
      Bom proveito!

  45. Bacana demais Zé. Não tive a oportunidade de ir ainda. Já houve até uma Casa Cor lá, que foi uma boa oportunidade, mas não consegui na época. Qualquer dia irei com certeza. Fico pensando também o que será desse palácio no próximo governo de minas, será que vão manter assim ou o governador voltará a morar lá?? Abraços!

    1. Obrigado Leonardo.
      Tomara que nos próximos governos prevaleça o bom senso e o Palácio continue aberto à população.

  46. Parabéns José! Muito bom seu artigo! É sempre agradável de ler porque conseguimos nos transportar para cada passo seu. Vou me programar para conhecer também!

  47. Que Bacana JW!
    Descrição singela de um pedaço de BH muito sublime!!
    Continue nas escritas pois caminhadas e assuntos não faltarão jamais!
    Abraços
    Hollanda

    1. Valeu demais, Hollanda.
      Você tem razão, BH é uma fonte inesgotável de surpresas.
      Abraços e até a próxima.

  48. Fiquei com vontade de conhecer o Palácio das Mangabeiras e seus jardins. Tomar um café apreciando tudo também é um bom programa. Obrigada pela dica.

    1. Não há o que agradecer, Marília.
      É um prazer compartilhar minhas descobertas com os amigos.

  49. Muito boa sua descrição. Amém de nós dar detalhes, da tbm vontade de ir visitar.Parabens

  50. Oi Zé
    Como sempre, faço o passeio com vc.
    Vou receber um amigo e iremos lá, depois dessa descrição. Obrigada.

  51. Caro amigo José Walker

    Estava sentindo falta de suas caminhadas, mas valeu a pena esperar…..

    Que lugar bonito de visitar!!! Obrigado por nos mostrar o Parque do Palácio….Eu nem sabia que existia…..

    Um abraço

    1. Obrigado Edson.
      Muito bom saber que através do artigo você tomou conhecimento dessa nova atração de BH.
      Um abraço!

  52. O Palácio é muito bonito e como é bom relembrar a nossa cidade. Fui lá no governo Magalhaes. Era longe, a vida naquela época era mais glamurosa, pena que eu era pequeno.

    1. Caro Thibau,
      O Palácio é muito bonito mesmo. Vale a pena visitá-lo novamente.
      Um abraço!

  53. Oi, Zé Walker.
    Você é um privilegiado por própria decisão.
    Seu olho clínico descobre belos detalhes que a mim passam despercebidos.
    Porém o seu texto tem o condão de ensinar algo que nos é sempre útil: a atenção.
    Obrigado pela gentileza.

  54. Parabéns Walker, suas crônicas fazem a imaginação viajar pela nossa BH . Dessa vez, mais uma ótima opção para um cafezinho, em
    um ambiente, antes indisponível.
    Com certeza, uma maneira de identificar os detalhes da sua narrativa.

    1. Obrigado Galhano.
      Que bom que você também viajou na narrativa.
      Um grande abraço e até a próxima!

  55. Olá José Walker.
    Sabia que o governador Zema não estava morando no Palácio, mas desconhecia que ele estava aberto ao público.
    Bom saber pois assim poderemos conhecer tb. Obrigada.

    1. Isso mesmo Ângela.
      Que bom que o texto a motivou.
      Depois da visita, conta pra gente o que achou do novo parque.
      Um grande abraço!

  56. Mais uma vez uma crônica suave e que desperta a vontade de fazer o mesmo percurso, parabéns amigo

  57. Caro amigo, quando leio suas crônicas comparo com as fotografias do meu filho Rogério retratando Belo Horizonte! Ambos demonstram um grande amor pela cidade que amamos, sempre registrando lugares e detalhes que nem sempre são conhecido por todos! Os premiados somos nós que recebemos estes inesquecíveis presentes que tocam nas memórias vividas em BH desde os tempos da EEUFMG!
    Forte Abraço

    1. Obrigado Argolo.
      Precisamos mesmo divulgar a nossa querida Belo Horizonte.
      Dê os meus parabéns ao Rogério por também comungar desse mesmo ideal.
      Forte abraço!

  58. Gostaria de deixar registrado q curti e endosso o comentário do Ronaldo. Um abraço aos dois.

  59. Muito bom receber mais um relato seu. Já estava sentindo falta. Excelente escolha. Muitos belorizontinos não sabem de sua existência, embora tenha sido divulgado, quando o recém eleito governador Zema disse que não precisaria de um Palácio para morar e que abria o local para o público. Minhas lembranças do são da época do governador Aureliano Chaves, quando lá ia a convite do seu filho Antônio Aureliano, amigo e companheiro nas saudosas corridas de kart. Voltarei ao local, com certeza, um dos espaços mais agradáveis de nossa cidade.

    1. Obrigado Miranda.
      Que bom que você gostou. Volte lá e depois conte pra gente o que mudou da época do Aureliano Chaves pra cá.
      Abraço!

  60. Pois é José, depois de caminhar sempre relembrando os tempos de infância, adolescência e juventude, deu de encontro com uma “atualidade”, uma vez que somente neste ano foram abertos ao público, esse jardim maravilhoso e palácio. Parabéns ao governador por nos apresentar mais uma obra lindíssima do renomado arquiteto Oscar Niemayer, e claro, construídos pelo inesquecível presidente JK. Parabéns José, pela sua narrativa nos mostrando mais atrativos da nossa Belo Horizonte!

  61. Que caminhada agradável por um local maravilhoso e pouco conhecido por nós, belohorizontinos!!! Eu confesso que nunca fui ao Palácio das Mangabeiras. Vou programar uma visita lá em breve. Obrigado por compartilhar conosco sua experiência. Um grande abraço!!

  62. Caro Walker, o Parque do Palácio é novidade pra mim, não sabia dele.
    O que não é novidade são os seus relatos de altíssimo gabarito.
    Incrível sua cumplicidade com as palavras.

    1. Muito obrigado Ronaldo.
      O Parque foi aberto ao público em meados do ano passado e merece ser visitado.
      Forte abraço!!

  63. Que passeio delicioso e lindo!
    Palácio das Mangabeiras está um espetáculo!!
    Pretendo ir tomar um café neste paraíso! ☕️💚

  64. Bom saber ! Realmente deve ter uma bela paisagem e deve ser um belo local. Parabéns ! Precisa promover outro passeio da turma da UFMG!

    1. Obrigado Gilberto.
      O local é realmente muito bonito. Imperdível.
      Quanto ao passeio da turma da UFMG, vamos programar.

  65. Caríssimo Walker o seu bom gosto só valoriza esta cidade. Parabéns por sua mostra do Palacio das Mangabeiras.
    Abco
    Erico

  66. Mais uma vez a sua escrita fácil , me obriga a querer conhecer os lugares e ” coisas ” citadas. Parabéns Zé, saúde e até , Samir.

  67. Realmente muito belo,estive lá também e fiquei gratificada com a beleza que foi reavivada com sua caminhada.Obrigada amigo.

  68. Parabéns muito show já estive lá mês passado e muito lindo aconselho quem quiser curtir um dia bacana em BH e só subir a montanha 🏔️ um grande abraço fique com Deus 🙏❤️

  69. Saudade de Curtir esse Maravilhoso Parque das Mangabeiras que visitei muiiito para ver as Maravilhosas Vistas de BH lá do alto quando ainda morava aí.

    1. Obrigado pelo comentário, Lerman.
      Só um detalhe: este artigo é sobre o Palácio e não sobre o Parque das Mangabeiras.
      Grande abraço!

      1. José Walker, sempre que leio seus relatos vejo que pouco conheço a minha cidade natal, você me mostra seu encantamento em cada rua, esquina ou espaço. Programarei uma visita ao Parque do Palácio.
        Obrigado meu amigo.
        Solicito uma informação sobre um de seus amigos comentarista: Tarcísio Tamietti Prado Galhano. Se ele é filho do Prof. Tarso dono do do extinto CURSO CHOPIN. Onde estudei meu primário, tendo como colega e amigo um dos filhos do Prof. Tarso , o Túlio, foi neste estabelecimento de ensino que tive meu primeiros passos na vida escolar, que me orgulho muito de ter estudado lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *