Você sabe o que se comemora no dia 8 de agosto?

É o Dia Mundial do Pedestre. Foi neste dia que os Beatles foram fotografados atravessando a Abbey Road em Londres e viraram capa de um dos discos mais conhecidos da música pop.

Legal né? Ninguém melhor que os quatro rapazes de Liverpool para nos lembrar desse dia tão importante. Afinal, somos todos pedestres!

Aqui no Brasil o SampaPé está organizando a Semana do Caminhar. Os eventos acontecerão entre os dias 7 e 13 de agosto e o objetivo é “chamar a atenção sobre a importância do caminhar nas cidades como forma de deslocamento e todos os seus benefícios”.

Segundo os organizadores, que estão sediados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasilia, Curitiba, Recife, Belém e Juazeiro do Norte (acreditem!) já aderiram.

Que tal instituirmos a Semana do Caminhar – BH, promovendo ações no sentido de valorizar o caminhar como meio de transporte aqui em Belo Horizonte?

Uma maneira simples de participar é deixar o carro em casa e ir ou voltar a pé do trabalho. Se não dá para fazer todo o percurso a pé, combine a caminhada com outros meios de transporte. Pode ser o transporte público, a bicicleta ou até mesmo a carona.

E se não dá para caminhar todos os dias da Semana, escolha um único dia e faça a experiência. Neste caso, sugiro o dia 8 de agosto.

Leve um fone de ouvido, coloque músicas dos Beatles para comemorar a data e observe o que está à sua volta. Preste atenção nos detalhes, nas fachadas dos prédios e casas, nas calçadas, nas praças e jardins, sinta o prazer de uma boa caminhada.

E não se esqueça de publicar suas fotos ou vídeos nas redes sociais (importante: diga que está participando da Semana do Caminhar – BH). Depois faça seus comentários aqui no caminhada.org, contando pra gente como foi a experiência.

Estamos combinados?

Então, convide os amigos, programem-se, e boa caminhada.

Não precisa sair descalço como o Paul. Pode sair de tênis mesmo, como o John!

6 respostas

  1. Muito legal José Walker!
    Caminhar em BH neste período do ano, podemos ainda desfrutar os Ipês floridos por toda a cidade.Vale a pena conferir.
    Parabéns pela iniciativa !

    1. Bem lembrado Luiz Henrique!
      Realmente, nesta época do ano os ipês são um show à parte.
      Mais um motivo para aderirmos à Semana do Caminhar aqui em BH e mostrar para todo o Brasil, através das redes sociais, a nossa Cidade Jardim.
      Grande abraço!
      José Walker.

  2. Parabéns pela iniciativa José Walker.
    Sabia que existe também o dia Mundial sem carro?
    Ele acontece dia 22 de Setembro e as pessoas deixam os carros na garagem para ir ao trabalho ou fazer as suas atividades cotidianas de bicicleta ou a pé.
    Confira no link:
    http://vadebike.org/dia-mundial-sem-carro/
    Abraço e Sucesso!

    1. Obrigado Ricardo!
      Eu já tinha ouvido falar do “Dia Mundial sem Carro”, mas agora que li a matéria que você me enviou, fiquei muito mais motivado a seguir incentivando as pessoas a caminhar.
      Grande abraço!
      José Walker.

    1. Que bom que você gostou Frieda!
      Melhor ainda é saber que você já está aderindo e, com certeza, divulgando entre os amigos.
      Caminhar é saúde!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *