Abri o Conexão Planeta no último dia 29 e me deparei com a seguinte notícia: “Madri abre espaço para ciclistas, pedestres e árvores em sua principal avenida”.

O artigo é assinado pela jornalista Mônica Nunes (leia mais) e revela que o projeto apresentado pela prefeita Manuela Carmena será concluído em 8 meses, “seguindo a tendência mundial de humanizar as cidades”.

Duas fotos ilustram a matéria. A primeira, uma montagem, mostra como ficará a Gran Via após as intervenções e a segunda, como é hoje a avenida.

As fotos retratam bem a ousadia da prefeita (um Viva! às mulheres).

Na foto de hoje, pedestres contidos  por barras de ferro nas calçadas, árvores mirradas, nenhuma bicicleta na rua.

A Gran Via hoje – Foto: Divulgação Prefeitura de Madri / Conexão Planeta

Na outra, calçadas largas, muitas árvores, idosos, crianças e… bicicletas convivendo com os automóveis.

A Gran Via após a intervenção da Prefeitura – Foto: Divulgação Prefeitura de Madri / Conexão Planeta

Conforme ressalta Mônica, o projeto “nitidamente privilegia pedestres e ciclistas. Como é desejável em qualquer cidade que se importa, de verdade, com as pessoas, os carros particulares perderão espaço”.

E como!

Observem que as calçadas, hoje estreitas, serão alargadas e as faixas de automóveis, hoje quatro (duas para cada mão direcional), serão reduzidas a duas (uma para cada mão direcional).

Mas os automóveis perderão não só espaço. Perderão também velocidade: terão que trafegar no máximo a 30 km por hora. E compartilhar a faixa com as bicicletas!

É isso mesmo! Automóveis e bicicletas compartilhando o mesmo espaço. Pelo menos é o que espera a Prefeitura de Madri, que “promete se empenhar num plano de pacificação do trânsito”, diz Mônica.

Vou torcer para que dê certo! Assim Madri se unirá a outras cidades que já adotam medidas de proteção ao ciclista e ao pedestre mundo afora, reforçando a tese de que as cidades devem ser planejadas em função do homem e não do automóvel.

Um bom exemplo para Belo Horizonte e outras metrópoles brasileiras!

Adelante Madrid!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *