O antigo e o novo convivendo em harmonia em Belo Horizonte

museu abilio barreto grande publicarEste roteiro começa na antiga sede da Fazenda do Leitão, no bairro Cidade Jardim, onde funciona o Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB). É a única construção do arraial que deu origem a Belo Horizonte ainda de pé na cidade.

Depois de visitar o museu, dê uma passada pelo restaurante Ortiz Bistrô e Café, que funciona no prédio anexo. Veja também, em meio aos jardins, uma raridade: um dos bondes que foi utilizado como meio de transporte em Belo Horizonte até meados do século passado.

praça prof godoyAo sair do museu, tome a rua Bernardo Mascarenhas à esquerda, atravesse a Praça Professor Godoi Betônico e siga pela rua Conde de Linhares até a rua Olímpio de Assis. Observe os detalhes característicos do bairro, criado nos anos 60: calçadas largas e arborizadas, casas com muro baixo e jardins frontais, comércio e serviços sofisticados, ausência de prédios.

Vire à direita na rua Olímpio de Assis e siga até a rua Eduardo Porto. Vire à direita novamente e observe, no meio do quarteirão, à esquerda, uma das poucas residências do bairro que ainda mantém suas características originais. Preste atenção nos detalhes: telhado oculto, fachada em linhas retas, rampa de acesso em curva e jardim frontal onde predomina a grama.

Continue pela rua Eduardo Porto até a rua Josafá Belo. Vire à esquerda, tome fôlego e suba até a avenida Raja Gabaglia, ou simplesmente Raja, como é carinhosamente chamada esta avenida pelos belorizontinos.

Desça a Raja ladeando o muro do Ministério da Agricultura, passe pela trincheira da avenida do Contorno e siga em frente. Você está na avenida Álvares Cabral, já no bairro Santo Agostinho. Observe o intenso movimento de veículos e pedestres. Neste trecho da avenida você verá prédios institucionais e de escritórios comerciais, algumas lojas e diversas agências bancárias.

praça da assembleiaSiga a avenida Álvares Cabral até o edifício do Banco Central, atravesse a rua Rodrigues Caldas e você estará diante da Praça Carlos Chagas, mais conhecida como Praça da Assembléia, uma das maiores de BH, com área de 33 mil metros quadrados.

amilcar de castroLogo adiante você verá o Palácio da Inconfidência, sede da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Passe em frente ao prédio da Assembleia e observe, no hall de entrada, uma escultura em chapa de aço representando a bandeira de Minas, obra do escultor mineiro Amílcar de Castro.

Siga em frente e logo adiante você verá um toldo vermelho avançando sobre a calçada. É a entrada do Vecchio Sogno, um dos restaurantes mais sofisticados de Belo Horizonte.

igreja nossa senhora fatimaVire à direita na rua Martim de Carvalho e aproveite para conhecer a Praça da Assembleia. Passe pela Igreja de Nossa Senhora de Fátima, circule à vontade pelos jardins, descanse à sombra das árvores.

Veja também o monumento “20 Anos Diretas”, em homenagem aos políticos Tancredo Neves, Ulisses Guimarães e Teotônio Vilela, que lideraram o movimento “Diretas Já” em 1984.

cemig e forluzAo sair da praça, dirija-se à avenida Barbacena. Vá caminhando pelo bem cuidado canteiro central da avenida. Do lado esquerdo você verá alguns dos prédios residenciais mais luxuosos de Belo Horizonte. Na esquina das ruas Alvarenga Peixoto e Mato Grosso observe os imponentes prédios da CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais (à esquerda) e da FORLUZ – Fundação Forluminas de Seguridade Social (à direita).

Tome a rua Alvarenga Peixoto e siga em direção à avenida Olegário Maciel. Vire à esquerda e vá descendo a avenida. Se bateu a fome, uma boa pedida é comer uma pizza logo adiante na Olegário, uma das melhores pizzarias de BH.

diamond mall + azis abrasDepois de satisfazer o apetite, continue descendo a avenida e na esquina da rua Gonçalves Dias um palacete chamará sua atenção. Trata-se da ex-residencia de Azis Abras, um rico comerciante da capital. Observe a imponência das colunas frontais, a escada em mármore, a riqueza de detalhes da porta de entrada.

Atravesse a rua Gonçalves Dias e você estará diante do Diamond Mall um dos shoppings mais requintados de BH, ponto final da nossa caminhada.