A Lagoa da Pampulha é o principal cartão postal de Belo Horizonte. Fica na região norte da cidade, a 9 km do centro.

No trecho mais conhecido da lagoa estão algumas das principais atrações turísticas de BH como a Igreja de São Francisco de Assis, mais conhecida como Igreja da Pampulha, o Museu de Arte da Pampulha (MAP) e a Casa do Baile, além do Estádio Governador Magalhães Pinto, ou simplesmente Mineirão, e o ginásio de esportes Mineirinho.

Uma opção interessante é começar a caminhada em frente à Casa do Baile e seguir até a Igreja da Pampulha. São aproximadamente 2.400 metros de extensão, mas quem quiser pode seguir adiante. Vale a pena.

Outra opção é começar em frente ao Museu de Arte da Pampulha e seguir em direção ao Pampulha Iate Clube (PIC). Em frente ao PIC há uma área de lazer com equipamentos públicos de ginástica. Até este ponto são aproximadamente 1.100 metros, mas pode-se esticar a caminhada um pouco mais.

É muito agradável caminhar pela sinuosa orla da lagoa, que apresenta um belo visual a cada curva.

O local é plano e arborizado. A pista é de cimento, tem nada menos que 18 km de extensão em circuito fechado e encontra-se em boas condições. É utilizada tanto por caminhantes quanto por praticantes de corrida. Em alguns trechos há pista exclusiva para bicicletas.

Facilidades:

– Há equipamentos públicos para a prática de exercícios físicos no local;

– Há pontos de venda de água de coco e água mineral;

– O local é servido por algumas linhas de ônibus;

Pontos de atenção:

– Há transito de veículos na orla, mas a pista é bem protegida.

Foto de abertura: Carlos Avelin